domingo, 15 de maio de 2011

TECENDO O SABER- MÊS DE MAIO

AULA DO DIA 02/05/2011
ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ROCHA
PROJETO TECENDO O SABER
TURMA: 8502
PROFª : SÔNIA MAXIMO
TEMA: “ ECOSSISTEMAS: SISTEMAS NATURAIS DA VIDA “( MANTENDO O EQUILÍBRIO)
EIXO TEMÁTICO: “ MEIO AMBIENTE: CONHECER, APRECIAR E CUIDAR.”

1º MOMENTO: APRESENTAR À TURMA O QUE É PUPUNHA
O PROFESSOR/RA TRARÁ PARA SALA DE AULA UM VIDRO DE PUPUNHA E OFERECE  À TURMA. SUGIRO QUE SEJA EM PEDACINHOS POIS FICA MAIS FÁCIL PARA QUE OS ALUNOS EXPERIMENTEM.
APÓS PASSAR PARA OS ALUNOS PARA QUE CADA UM DEGUSTEM UM PEDACINHO DE PUPUNHA, O PROFESSOR PERGUNTA À TURMA:
VOCÊS SABEM O QUE É ISSO QUE VOCÊS COMERAM?
E A PARTIR DAÍ COMEÇA A EXPLICAR E FALAR SOBRE  A PUPUNHA;
 americanos, a pupunheira (Bactris gasipae) produz cachos grandes de frutos comestíveis, utilizados de variadas maneiras. Considerado alimento básico em algumas regiões, o fruto tem sabor agradável e alto valor nutritivo. É consumido cozido e presta-se à extração de óleo ou à produção de farinha, usada na alimentação humana e animal.

Os frutos da pupunheira constituem um alimento essencialmente energético, mas contêm quantidades pequenas de proteína, óleo, caroteno (pró-vitamina A), vitaminas B, C e ferro. Os frutos e seus derivados, quando crus, contêm uma enzima, que inibe a digestão de proteínas, e um ácido, que provoca irritação na mucosa da boca.

Então vamos comer pupunha!

Cientistas da Embrapa avançam em clonagem de pupunheira na Amazônia


Com a técnica, a partir de pequenos pedaços da folha da palmeira os cientistas poderão criar, em um curto espaço de tempo, dezenas de mudas geneticamente idênticas à planta mãe. O protocolo indica os procedimentos que devem ser feitos em laboratório e vai facilitar o trabalho de melhoramento genético da pupunheira, da qual fruto e palmito fazem parte da culinária típica da Amazônia.
A principal inovação do protocolo é a parte da planta utilizada para dar início ao pocesso de clonagem, chamada de explante. Foram retiradas pequenas partes da nervura mediana de folhas não expandidas, que ficam no palmito da pupunheira. O material foi colocado em meio de cultura e recebeu carga de reguladores de crescimento que atuam de forma análoga a hormônios. O resultado foi o desenvolvimento de calos, formados por células que têm a capacidade de se especializar em diferentes outros tipos de célula e de originar a uma nova planta.
“Esse explante se mostrou altamente eficiente, tanto que em apenas 10 dias já se pôde obervar a indução de calos, o que é um tempo bastante curto”, explica o pesquisador Maurício Reginaldo Alves dos Santos, da Embrapa Rondônia, coordenador do projeto. Para se chegar a esse resultado, foram testadas 16 diferentes concentrações de indutores de crescimento. A composição mais eficiente está especificada no protocolo, que é semelhante a uma receita e que pode ser seguida por outros cientistas.
Chamada de propagação vegetativa in vitro ou micropropagação, a técnica é utilizada para clonagem de diversas espécies, porém ainda são poucos os estudos realizados com pupunheira, de acordo com o pesquisador Maurício Santos. Com a descoberta, será possível, a partir dos calos, induzir o brotamento e produzir mudas em laboratório.
Uma das vantagens da micropropagação é a rapidez com que se consegue os clones. Isso agiliza as pesquisas de melhoramento genético porque se consegue produzir rapidamente populações inteiras de clones para testes em campo. Outro uso potencial da técnica é a produção em larga escala de mudas com alta qualidade sanitária.
Os pesquisadores trabalham agora para obter brotações a partir dos calos. O objetivo é estabelecer um protocolo para todo o processo de micropropagação para pupunheira. Os testes são realizados no Laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa Rondônia, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os resultados devem ser publicados em revistas científicas especializadas e em publicações da Embrapa



2º MOMENTO: MOTIVAÇÃO
EXIBIÇÃO DO VÍDEO EXTRAÍDO DO YOU TUBE ( PALMITO PUPUNHA)
3º MOMENTO: ATIVIDADE
EXIBIÇÃO DO PROGRAMA 13, BLOCO 1 E 2- MÓDULO 1
4º MOMENTO:  ATIVIDADE
A TURMA É DIVIDIDA EM GRUPOS.
O PROFESSOR/RA APRESENTA Á TURMA VÁRIAS IMAGENS E UM TEXTO.
CADA GRUPO ESCOLHERÁ UMA IMAGEM E JUNTO COM O TEXTO QUE SERÁ PARA TODOS OS GRUPOS, ESCREVERÃO UM TEXTO SOBRE A IMAGEM  COM O AUXÍLIO DO TEXTO.



TEXTO AUXILIAR
MEIO AMBIENTE
Que tal fazer alguma coisa em vez de ficar esperando? Muitas vezes, em nossa inércia habitual, é dificil imaginar que podemos colocar em prática ações para aumentar a vida útil do planeta.É a nossa também. E, com um pouco mais de consciência ambiental e um mínimo de esforço, é possível mudarmos maus hábitos e escolhas. Vamos contribuir com a economia de água,fechando a torneira enquanto escovamos os dentes, ou o chuveiro, enquanto nos ensaboamos? O clima está cada vez mais quente? Vamos então plantar uma árvore ou estimular o síndico a cultivar plantas na área cimentada do prédio? O gelo dos polos Nortes e Sul está derretendo assustadoramente.E com menos áreas brancas,que ajudam a refletir os raios do Sol de volta ao espaço,o aquecimento global aumentará ainda mais.É um problema de difícil solução?Sim, mas no dia poderíamos ajudar a contrabalançar esse ciclo vicioso.Enquanto pessoas comuns,políticos e empresários brincam de estátua diante da crise ambiental que assola a Terra,pelo menos  alguns deles decidiram por a mão na massa.Ao acreditar que não é preciso poluir para crescer-seja por ideologia,sobrevivência ou visão de lucro,começam a aparecer aqui e ali iniciativas de empresas que se negam a comprar matéria-prima(como soja,carne bovina e couro)de áreas desmatadas da Amazônia. Dessa forma, cada vez mais as pessoas que estão no poder firmarão posições verdes, até que todo o planeta se torne viável.O engajamento em campanhas,por exemplo,para o plantio de árvores e a pintura branca de telhados e calçadas pode ser um bom caminho inicial por mais qualidade de vida.Uma ideia cheia de charme e estética para os produtores de sementes e fabricantes de tintas em campanhas publicitárias.Então, vamos embarcar juntos nessa?????

5º MOMENTO:    SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
CADA GRUPO LERÁ SUA PRODUÇÃO DE TEXTO PARA A TURMA.
6º MOMENTO: AVALIAÇÃO
MEMORIAL
CADA ALUNO RECEBERÁ UM RECORTE ( SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE)  E LERÁ PARA A TURMA A SEGUINTE FRASE: HOJE EU APRENDI QUE...( O ALUNO LÊ O SEU RECORTE).
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Dicas de preservação:
1. Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é PROIBIDA!!
2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
3. Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização.
4. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado.
5. Respeite os períodos de proibição da pesca.
6. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos.
8. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro.
9. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo.
10. Recicle ou reaprove tudo o que puder.
11. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitando ou reciclado.
12. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé.
13. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual.
14. Use menos veneno em sua lavoura ou horta.
15. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto.
16. Não desperdice água. esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para  lavar calçadas, aproveite água de chuva.
17. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.
18. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza.
19. Cuide da higiene e da sua saúde!
20. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.


 
O professor/ra  trará para sala de aula um vidro de pupunha. Antes de distribuir, conversa com a turma dizendo que trouxe algo gostoso para eles experimentarem. O ideal é que seja o vidro que já vem com o palmito cortado em pedacinhos, dessa forma fica mais fácil em eles degustarem.
Após a degustação pede-se que o aluno preencha a fichinha abaixo:
Alimento:  (   ) sólido  (   ) líquido  (   ) pastoso
Sabor: (   ) doce  (   ) salgado (   ) amargo
Cor:  (   ) branco  (   ) preto  (   ) incolor   (   ) colorido
Gosto: (   ) ruim (    ) saboroso  (   )sem sabor
Temperatura: (   ) quente  (   ) frio  (   )    (    ) gelado
O que é?  (   ) fruto   (    ) legume  (   ) verdura   (    ) doce
Você gostou? (    ) sim   (    ) não   (    ) um pouco
Qual é o nome?  _______________________________                                                    

AULA DO DIA 03/05/2011
ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ROCHA
PROJETO TECENDO O SABER
TURMA: 8502
PROFª: SÔNIA MAXIMO
TEMA: “ ECOSSISTEMAS: SISTEMAS NATURAIS DA VIDA .( MANTENDO O EQUILÍBRIO)
EIXO TEMÁTICO: “ MEIO AMBIENTE: CONHECER, APRECIAR E CUIDAR.”

1º MOMENTO: ACOLHIDA ( essa eu inventei)
CAÇA-PALAVRAS- MEIO AMBIENTE
O PROFESSOR/RA ESCREVE AS PALAVRAS NO QUADRO MISTURADAS E EM VÁRIAS POSIÇÕES (HORIZONTAL, VERTICAL, INCLINADA).
DISTRIBUI AS FOLHAS ( COM AS FRASES PARA SEREM COMPLETADAS E A OUTRA COM O CAÇA-PALAVRAS).
OS ALUNOS DEVERÃO COMPLETAR AS FRASES COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO NO QUADRO MISTURAS E ACHÁ-LAS NO CAÇA-PALAVRAS, PINTANDO-AS OU CIRCULANDO-AS.
OBS: PODE-SE PROPOR UMA COMPETIÇÃO, GANHA QUEM ACABAR PRIMEIRO COMPLETANDO AS FRASES CORRETAMENTE E ACHANDO-AS NO CAÇA-PALAVRAS.
AS FRASES E O CAÇA-PALAVRAS ESTARÃO EM ANEXO.
AS FRASES ESTÃO COM AS PALAVRAS ( RESPOSTAS) EM NEGRITO, QUE DEVERÃO SER APAGADAS , FICANDO APENAS OS ESPAÇOS PARA SEREM  PREENCHIDOS.
NÃO ESQUECER DE ANOTAR AS RESPOSTAS (PALAVRAS), PARA  SER O GABARITO E ESCREVÊ-LAS NO QUADRO.

2º MOMENTO:  MOTIVAÇÃO
EXIBIÇÃO DO VÍDEO DO PROGRAMA 13, BLOCO 3- MÓDULO 1

3º MOMENTO: ATIVIDADE
·         LIVRO TEXTO E LIVRO DE ATIVIDADES E CRIAÇÃO ( à critério do professor/ra).
·         ATIVIDADE DE COLORIR: APONTAR QUE OS SERES HUMANOS FAZEM PARTE DO AMBIENTE , ASSIM COMO PLANTAS, ANIMAIS, ÁGUA, AR, TERRA. CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É CUIDAR DE TODAS AS FORMAS DE VIDA.
A IMAGEM PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ESTARÁ EM ANEXO.

4º MOMENTO: ATIVIDADE COMPLEMENTAR
·         PRODUÇÃO DE TEXTO
OS ALUNOS DEVERÃO CRIAR UMA HISTÓRIA DE ACORDO COM A IMAGEM DA ATIVIDADE DE COLORIR.
·         CONCURSO DE CONTAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
O PROFESSOR/RA  PASSA DIVERSAS CONTAS NO QUADRO E VAI CHAMANDO UM ALUNO DE CADA VEZ PARA FAZER. SE O ALUNO ACERTAR GANHA 1 PONTO. SE ERRAR, CHAMA OUTRO ALUNO PARA FAZER.
CONFORME A PONTUAÇÃO DOS ALUNOS, O PROFESSOR/RA  MONTA UMA TABULAÇÃO QUE NO FINAL PODERÁ PEDIR QUE OS ALUNOS MONTEM UM GRÁFICO.
AS SUGESTÕES DAS CONTAS ESTARÃO EM ANEXO.

5º MOMENTO: SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
OS ALUNOS APRESENTARÃO SUAS PRODUÇÕES DE TEXTO E OS GRÁFICOS.

6º MOMENTO: AVALIAÇÃO
MEMORIAL
ORALMENTE OS ALUNOS COMPLETARÃO A FRASE:
“ HOJE EU FIZ AS ATIVIDADES___________________________E A QUE MAIS GOSTEI FOI _______________________________________________.

ANEXO I
CAÇA- PALAVRAS
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
1)      Complete as frases abaixo com as respostas que estão no caça-palavras:

a)       Vamos contribuir com a economia da água, fechando a _1_torneira___________enquanto escovamos os dentes, ou o ____2chuveiro________, enquanto nos ensaboamos.

b)      O clima está cada vez mais quente. Vamos então plantar uma __3_árvore_________ ou estimular o síndico a cultivar __plantas____________ na área cimentada do prédio.


c)      O gelo dos pólos Nortes e Sul está derretendo assustadoramente E com menos áreas brancas, que ajudam a refletir os raios do __4Sol___________
de volta ao espaço, o aquecimento ____5global_______ aumentará ainda mais.

d)     É necessário a conscientização da população para diminuir  a __6_poluição___________e para isso se faz necessário combatermos as _____7_queimadas_____________nas florestas.

e)       No ritmo atual, a devastação mudará o ciclo das águas e logo será tarde demais para salvar a Floresta ______9_Amazônica________________.


f)       Vamos nos preocupar ao colocar o nosso _10lixo__________na porta de casa. Sugiro que o lixo seja separado em dois tipos: __11recicláveis___________________ e não-recicláveis.

g)      Quando for separar embalagens de alimentos , cuide para que os ______12_restos_____não contaminem o restante do lixo reciclável.


h)      Com a redução das ___13_florestas___________________e o tráfico de animais ____14_silvestres_____________, muitas espécies de animais estão entrando em _______15__extinção____________.

i)        A _________16_água___________é um bem precioso e cada vez mais tema de debate s no mundo todo. O uso irracional e a poluição.
de fontes importantes como _17__rios__________ e _18_lagos_______________, podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.

j)         A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de _______19_combustíveis______________fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do ____20__petróleo_______________( 21_gasolina____________e diesel).

k)      ___22__Ecologia________é uma ciência ( ramo da Biologia) que estuda os __23_seres_________vivos e suas interações com o meio __24__ambiente__________onde vivem.


l)         A poluição __25__sonora____________ocorre quando num determinado ambiente  o som altera a condição normal de audição.

m)    Outro problema sério, que provoca a destruição do ___26__verde____________, são as queimadas e __27__incêndios_______________florestais.


n)      ___28__Reciclar _______________significa transformar _29__materiaís______________usados em novos _30_produtos_____________para o consumo.

o)      Temos como conseqüências do aquecimento global, o  aumento do nível dos __31____oceanos__________; crescimento e surgimento de ___32__desertos____________; aumento de _33___furacões____________;tufões e ciclones e intensa ondas de __34_calor_________.


p)      O efeito _35___estufa_________tem colaborado com o aumento da temperatura no globo __36____terrestre___________na últimas década.

PS: Construir um caça palavras que contenham todas as respostas das frases.


ANEXO III
ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ROCHA
ALUNO(A):________________________TURMA:_______________

1)        ARME E EFETUE:

a)      5876 + 4672=
b)      6342 + 6140=
c)      8601 + 764=
d)     2345 + 1776=
e)      1298 + 3421=
f)       472 + 123=
g)      9075+ 1200=
h)      6549 + 2345=
i)        7783 + 7654=
j)        654 + 23=
k)      5432 + 1234=
l)        7865 + 345=
m)    1987 + 654=
n)      8823 + 200=
o)      47611 + 1290=
p)      3245 + 456=
q)      9000 + 325=
r)       78654 + 190=
s)       8786 + 75=
t)       543 + 89=
u)      3679 + 3220=
v)      7654 + 6001=
w)    8730 + 876=
x)      765 + 100=
y)      5431+ 432=
z)      1999 + 167=



a)      5674 – 1287=
b)      7654 -2367=
c)      9087 – 1234=
d)     7654 -980=
e)      7621 -453=
f)       9876 - 876=
g)      7001- 765=
h)      1009 -564=
i)        876- 234=
j)        235-87=
k)      8721-2367=
l)        4006- 1234=
m)    3560 -2999=
n)      3456 – 1998=
o)      432 – 234=
p)      1567 – 677=
q)      9780 -999=
r)       3452 -795=
s)       5643 – 2980=
t)       4320 – 3455=
u)      3567 -345=
v)      6757 - 5674=
w)    999 – 876=
x)      7000 – 6756=
y)      8700 - 7861=
z)      2984 -1999=



 
AULA DO DIA 05/05/2011
ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ROCHA
PROJETO TECENDO O SABER
PROFª: SÔNIA MAXIMO
TURMA: 8502
TEMA: “ O VALOR DA ÁGUA”
EIXO TEMÁTICO: “ MEIO AMBIENTE: CONHECER, APRECIAR E CUIDAR”

1º MOMENTO: ACOLHIDA
BRINCANDO DE SOLETRANDO
SORTEAR OS ALUNOS OU SEGUIR UMA ORDEM À CRITÉRIO DO PROFESSOR/RA.
O PROFESSOR/RA  FALA A PALAVRA  COM BOA ENTONAÇÃO E PEDE PARA O ALUNO SOLETRAR. SE ERRAR PASSA A PALAVRA PARA OUTRO ALUNO.
A PONTUAÇÃO VAI SENDO MARCADA NO QUADRO PARA QUE TODOS ACOMPANHEM. É MUITO DIVERTIDO E ELES FICAM SUPER INTERESSADOS, ALÉM DE ESTAR SENDO UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHAR A ORTOGRAFIA.
OBS: LISTAR PALAVRAS RELACIONADAS  AO TEMA: “O VALOR DA ÁGUA”

2º MOMENTO : MOTIVAÇÃO
·         EXIBIÇÃO DO VÍDEO DO PROGRAMA 14, BLOCOS 1,2 3- MÓDULO 1
·         PEDIR QUE OS ALUNOS EXPLIQUEM O SIGNIFICADO DOS DITADOS POPULARES QUE APARECEM NO VÍDEO DA AULA:
MINHA VIDA VAI MUDAR DA ÁGUA POR VINHO.
ASSIM MEU NEGÓCIO VAI POR ÁGUA ABAIXO.
O MEU DINHEIRO FOI PELO RALO QUE NEM ÁGUA.
SALGADA ESSA ÁGUA DE VOCÊS.
SE EU NÃO SUBIR O PREÇO VOU ME AFOGAR EM DÍVIDAS.
ESSE AÍ QUER GANHAR DINHEIRO ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA.
DESSA VEZ EU DEI COM OS BURROS N’ÁGUA.
EU TENHO QUE DAR O BRAÇO A TORCER.
SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR.

3º MOMENTO: ATIVIDADE
LIVRO TEXTO  E LIVRO DE ATIVIDADES E CRIAÇÃO (CAPÍTULO 14)

4º MOMENTO: SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
DE ACORDO COM A OU AS ATIVIDADES ESCOLHIDAS, PEDIR QUE OS ALUNOS APRESENTEM SEUS TRABALHOS PARA OS COLEGAS E EXPLIQUE.

5º MOMENTO: AVALIAÇÃO
MEMORIAL
PEDIR QUE OS ALUNOS ESCREVAM UM BILHETINHO PARA O PROFESSOR/RA FALANDO O QUE APRENDEU SOBRE  “ A ÁGUA”.


 
Faça você mesmo, em sua casa, o ciclo da água
Material:

Uma garrafa pet (plásticas, de refrigerantes), uma tesoura, cerca de 250g de terra ou algodão hidrófilo (aquele que se compra em farmácia - tem que dar para cobrir o fundo da garrafa e ficar com a espessura de uns três dedos), três sementes de faijão, fita adesiva (fita crepe ou durex) e água.

Como fazer:
  1. Corte a parte de cima da garrafa com uma tesoura (cinco dedos abaixo da tampa) para poder colocar a terra/algodão e as sementes dentro dela;
  2. Ponha a terra ou o algodão, de modo a cobrir o fundo com uma camada de 3 centímetros;
  3. Cave três buracos pequenos e ponha as sementes de feijão;
  4. Tampe os buracos delicadamente;
  5. Regue com água, de modo que a terra ou o algodão fiquem bem molhados;
  6. Pegue a parte da garrafa que foi cortada e enrosque na parte de baixo;
  7. Vede as duas metades da garrafa com fita crepe ou durex;
  8. Deixe em local que pegue sol e que fique escuro (imitando o dia e a noite).
  9. Observe como a água vai evaporar (com o calor) e condensar (com o resfriamento) nas paredes da garrafa e como as gotas caem como a chuva voltando para o solo (terra).
  10. Anote quanto tempo leva para o ciclo começar. Deste modo, é possível compreender também as diferenças existentes entre os dias mais quentes e os dias mais frios.


OBS: ESCOLHER UMA OU MAIS ATIVIDADES ACIMA PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS.




 
Texto Informativo sobre:
A importância das águas para os seres vivos
Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água.
Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:
- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

A ÁGUA NO MUNDO

No dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade.
A Terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.
A água doce utilizada pelo homem vem das represas, rios, lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo chamado dessalinização). A água para o consumo é armazenada em reservatórios de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas d'água de casas e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos. Antes de voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminação de rios e reservatórios.


A ÁGUA NO BRASIL


O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.
Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d'água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades.
Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.

fonte:http://www.brasildasaguas.com.br/brasil_das_aguas/importancia_agua.html


 
Produção de textos em grupo
Você pode, junto com a sua turma, organizar um campeonato de redações tendo como tema “A defesa da água”. A turma pode trabalhar em duplas, em trios ou em grupos de até cinco alunos. O desafio consiste em produzir um texto coletivo onde pelo menos 10 das 20 palavras do “CAÇA-PALAVRAS” estejam presentes.

AULA DO DIA 06/05/2011
ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ROCHA
PROJETO TECENDO O SABER
PROFª: SÔNIA MAXIMO
TURMA: 8502
TEMA: “ O LIXO QUE VIROU LUXO”
EIXO TEMÁTICO: “ MEIO AMBIENTE: CONHECER, APRECIAR E CUIDAR”.

1º MOMENTO: ACOLHIDA
LER O TEXTO COM A TURMA, CHAMANDO A ATENÇÃO PARA A PONTUAÇÃO QUE IDENTIFICA UM DIÁLAGO: “ CRÔNICA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO” (EM ANEXO)
APÓS A LEITURA FAZER UMA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO (ORALMENTE) ATRAVÉS DE PERGUNTAS.

2º MOMENTO: MOTIVAÇÃO
EXIBIÇÃO DO VÍDEO DO PROGRAMA 15, BLOCOS 1, 2,3 – MÓDULO 1

3º MOMENTO: ATIVIDADE
LIVRO TEXTO E LIVRO DE ATIVIDADES E CRIAÇÃO ( À CRITÉRIO DO PROFESSOR/RA)

4º MOMENTO: ATIVIDADE COMPLEMENTAR ( RECUPERAÇÃO)
BINGO DA TABUADA ( EM ANEXO)
ATIVIDADES  DE MULTIPLICAÇÃO ( EM ANEXO)
OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER TRABALHADAS POR VÁRIOS DIAS, À CRITÉRIO DO PROFESSOR/RA.
CONFECÇÃO DO MURAL DO DIA DAS MÃES ( PINTURA, DESENHO, RECORTE E COLAGEM).

5º MOMENTO: SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
MEMORIAL
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário