sábado, 9 de abril de 2011

PROJETO TECENDO O SABER

MÊS DE FEVEREIRO


Planejamento de aula-  Tecendo o Saber”
Escola : Municipal Monsenhor Rocha
Profª:  Sônia Maximo
Data: 14/02/2011
Turma:  8502
Tema :  IDENTIDADE
Eixo Temático: “ Quem eu sou ? “
1º Dia de Aula
1º momento:  
·         Acolhida- Dinâmica do barbante “ Teia de Aranha”
Os alunos se posicionarão em círculo e ouvirão a explicação da professora de como a brincadeira vai acontecer.
A professora iniciará a brincadeira enrolando a ponta do barbante no dedo indicador de uma forma que não solte  mas que não aperte muito. Segurando o rolo de barbante ela se apresenta dizendo seu nome e tudo o que quiser falar sobre si. Depois da apresentação joga o rolo de barbante para outra pessoa que repetirá o mesmo procedimento e assim por diante até formar uma teia e todos já tiverem participado.
Ao término da brincadeira todos deverão permanecer com o barbante esticado e juntos tentarão colocá-lo ao chão sem deixar a rede ser desfeita.
Finalizando a professora faz a reflexão junto com os alunos, levando-os  a pensar  na importância de se conhecer o outro e quais os sentimentos que podem ser explorados e desenvolvidos por meio da integração e da convivência , como união, amizade, confiança, carinho, respeito...
A teia é desfeita após a reflexão e todos retornam ao seu lugar.
OBS:   Antes da teia ser desfeita foi pedido a um aluno que riscasse com giz a marcação da teia no chão.
2º momento:
·         Problematização/Motivação:  Construção dos crachás “ Bichinhos com Nomes”
Cada aluno receberá uma folha de papel cartão ou cartolina cortado em tamanho ofício (ou um pouco menor), dobrado ao meio na vertical. Escreverá o seu nome no papel (utilizando canetas coloridas que estarão à disposição dos alunos), e depois recortará o seu contorno com o papel  ainda dobrado. Em seguida abrirá o papel e no seu verso desenhará as feições de um bichinho, explorando o desenho que se formou a partir do recorte.
Pronto o crachá o aluno prenderá seu crachá na sua mesa de forma que fique visível para todos lerem.
3º momento:
·         Exibição dos  vídeos   extraídos  do youtube ( Programa do Jô Soares-Nomes Exóticos  e Reportagem sobre Nomes Diferentes feita pela Emissora SBT).
OBS:  Neste dia faltou luz por volta das 13:30 e por conta disso, modifiquei meu planejamento.
Após a dinâmica, sem ter condições de exibir o vídeo, levantei uma discussão com os alunos sobre os nomes próprios, o porque das pessoas serem batizadas por seus respectivos nomes. E com isso perguntei a cada um o porque  dos seus nomes e alguns responderam de acordo com o que sabiam. Outros não sabiam dizer nada a respeito.
A partir daí solicitei que cada um escrevesse tudo o que sabiam sobre si. Pedi que respondessem a seguinte pergunta: “ Quem eu sou?”
A energia elétrica retornou  às 15:15.

4º momento:

·          Leitura da Imagem:  Após a exibição do filme a professora distribuirá recortes para os grupos (que já estarão formados), com as seguintes perguntas:
·         VÍDEO DO PROGRAMA DO JÔ
1.       Quantos foram os nomes diferentes que o Jô falou?
2.       Da onde  os nomes foram coletados ? (O Jô falou no início quem mandou a lista e  como essa pessoa conseguiu a lista.)
3.       No início do vídeo o Jô fala das emissoras  que estão exibindo o seu programa. Você lembra quais?
4.       Tem dois nomes que se destacaram por suas particularidades e que o Jô chama a atenção do público em forma de brincadeira. Uma foi com relação ao pai colocar o mesmo nome no filho ( o sobrenome é Filho) e o outro  ele chama a atenção por conta de ser uma palavra que é considerada um termo inadequado para ser usado na sociedade (palavrão), porém  é escrito com  a repetição da letra s” diferenciando-se do termo chulo” ( explicar o que significa chulo). Você lembra que nomes foram estes?
5.       Você lembra do primeiro nome que o Jô falou logo no início da sua apresentação e que é formado  por números ordinais?
6.       Você gostou do vídeo? O que mais lhe chamou atenção?
7.       Quais os personagens que aparecem no vídeo?

OBS: Como não foi possível exibir i vídeo, até porque já havia direcionado o planejamento para outra direção, trabalhei com a turma após a produção de texto “Quem eu sou?”os conteúdos : nomes próprios e comuns, características, informações pessoais, documentos (certidão de nascimento), nomes diferentes e exóticos, cálculos.

·         REPORTAGEM SOBRE NOMES DIFERENTES

1.1   Quantos personagens aparecem no vídeo? Você lembra dos nomes?
1.2 Quem apresenta a reportagem?
 1.3Onde se passa a reportagem? (local)
1.4 Quantos nomes formam o nome do personagem principal?
1.5   Porque o pai do personagem principal o batizou com o referido nome?
1.6 O pai também tem irmãs com nomes bem diferentes, você lembra?
1.7 Também aparece um nome que foi dado em homenagem a um artista já falecido  muito conhecido por nós. Qual?
1.8 No vide é apresentado  um documento. Qual?
1.9  Você lembra da justificativa que personagem deu por  seu pai ter lhe dado nome de “ XEROX” ?
1.10  Como você se sentiria se seu nome fosse “ Carimbo”? O que faria ?

5º momento:
·         Atividade Complementar:  Leitura compartilhada de lista de nomes diferentes registrados em cartórios. Os nomes foram coletados de listas públicas e pesquisas feitas em cartórios.
·          Após a professora levantará uma discussão a respeito da opinião dos alunos sobre os nomes das pessoas levando-os à reflexão com as seguintes perguntas:
1.        Você sabia que existiam esses nomes diferentes?
2.       O que você acha a respeito disso?
3.       O que você faria se seu nome fosse muito diferente e chamasse tanta a atenção?
4.       Por  que você acha que em tempos atrás as pessoas escolhiam esses nomes tão diferentes para seus filhos?
5.       O que você faria se tivesse um desses nomes?
6.       Você colocaria algum desses nomes nos seus filhos ?
7.       Como você acha que a pessoa se sente com um nome desses?
8.       Você gosta do seu nome?
9.       Você sabe o porquê da escolha do seu nome? Foi em homenagem a alguém?
10.   Quem escolheu seu nome?
11.   Você mudaria de nome? Para qual?
12.   Por que as pessoas têm nomes?
13.   Sabia que os nomes têm significados?
14.   Você sabe o significado do seu nome? Vamos pesquisar sobre isso?
15.   O nome identifica a pessoa e cada pessoa é única. Não existe igual. Você já pensou sobre isso? Já pensou que não existe ninguém igual a você mesmo que tenha o mesmo nome?
16.   O que diferencia os nomes iguais de uma pessoa a outra é o sobrenome. Você sabe qual é o seu sobrenome?

Após a discussão (dirigida e determinada por um tempo) , a professora distribuirá folhas de ofício  para que os alunos usem de imaginação e criatividade e criem uma lista com 10 nomes diferentes.
Caso haja tempo, os alunos poderão trocar as listas para que um leia a lista do outro e juntos possam conversar a respeito.
6º momento:
·         Socialização das aprendizagens:
Os alunos ainda em grupos (de 4 ou 5)  juntos  escolherão um nome diferente de suas listas ( entrarão em consenso), e desenharão numa folha de 40 kg o/a  personagem escolhido dando características que imaginem. Depois apresentarão seus personagens, dirão seus nomes e falarão sobre as características que escolheram para ele ou ela e explicarão o porquê.
Os bonecos  (personagens), ficarão expostos na sala como” alunos convidados” da  turma.
7º momento:,
Avaliação das aprendizagens:  Cada aluno receberá um cartão  com as  seguintes frases: Eu sou a/o..................................................................................................................................................Hoje  eu...................................................................................................................na sala de aula.
Deverão completar as lacunas de acordo com o que estão sentindo.
IMPORTANTE: O
VÍDEO TAMBÉM SERÁ MANDADO POR E-MAIL


ANEXO II- ATIVIDADE COMPLEMENTAR- LISTAGEM COM NOMES DIFERENTES ( 14/02/11)
Abaixo, estão relacionados alguns nomes estranhos de pessoas,registrados em cartórios de todo o Brasil. O objetivo não é ridicularizar ninguém, mas sim de trazer uma pequena amostra da criatividade do povo brasileiro. Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especialaizados.

1.     Acheropita Papazone
2.     Agrícola Beterraba Areia
3.     Aeronauta Barata
4.     Aleluia Sarango
5.     Amado Amoroso
6.     Amável Pinto
7.     Amazonas Rio do Brasil Pimpão
8.     Amin Amou Amado
9.     Antonio Dodói
10.                       Antônio Morrendo das Dores
11.                       Antônio Noites e Dias
12.                       Antônio Querido Fracasso
13.                       Antônio Treze de Junho de Mil Novecentos de Dezessete
14.                       Antônio Veado Prematuro
15.                       Aricléia Café Chá
16.                       Asteróide Silverio
17.                       Ava Gina( em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida)
18.                       Bananéia Oliveira de Deus
19.                       Barrigudinha Seleida
20.                       Bizarro Assada
21.                       Bom Filho Persegonha
22.                       Brasil Washington C. A. Júnior
23.                       Belderagas Piruégas de Alfim Cerqueira Borges Cabral
24.                       Cafiaspirina Cruz
25.                       Capote Valente e Marimbondo da Trindade
26.                       Carabino Tiro Certo
27.                       Céu Azul do Sol Poente
28.                       Chevrolet da Silva Ford
29.                       Colapso Cardíaco da Silva
30.                       Comigo é Nove na Garrucha Trouxada
31.                       Danúbio Tarada Duarte
32.                       Dolores Fuertes de Barriga
33.                       Esparadrapo Clemente de Sá
34.                       Francisco Zebedeu Sanguessuga
35.                       Holofontina Fufucas
36.                       Ilegível Inilegível
37.                       Inocêncio Coitadinho
38.                       Janeiro Fevereiro de Marco Abril
39.                       João Cólica
40.                       Joaquim Pinto Molhadinho
41.                       José Casou de Calças Curtas
42.                       José Maria Guardanapo
43.                       Jotacá Dois Mil e Um Juana Mula
44.                       Fraternidade Nova York Rocha
45.                       Magnésia Bisurada do Patrocínio
46.                       Manganês Manganésfero Nacional
47.                       Manoel Sovaco de Gambar
48.                       Manuel Sola de Sá Pato
49.                       Maria da Segunda Distração
50.                       Maria Privada de Jesus
51.                       Maria Tributina Prostituta Cataerva
52.                       Naída Navinda Navolta Pereira
53.                       Napoleão Sem Medo e Sem Mácula
54.                       Necrotério Pereira da Silva
55.                       Oceano Atlântico Linhares
56.                       Otávio Bundasseca
57.                       Padre Filho do Espírito Santo Amém
58.                       Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto
59.                       Penha Pedrinha Bonitinha da Silva
60.                       Placenta Maricórnia da Letra Pi
61.                       Remédio Amargo
62.                       Restos Mortais de Catarina
63.                       Rolando Escadabaixo
64.                       Rômulo Reme Remido Rodó
65.                       Sebastião Salgado Doce
66.                       Simplício Simplório da Simplicidade Simples
67.                       Telesforo Veras
68.                       Tropicão de Almeida
69.                       Última Delícia do Casal Carvalho
70.                       Último Vaqueiro
71.                       Um Dois Três de Oliveira Quatro
72.                       Vicente Mais ou Menos de Souza
73.                       Vitória Carne e Osso
74.                       Vitimado José de Araújo
75.                       Vitor Hugo Tocagaita
76.                       Vivelinda Cabrita
77.                       Wanslívia Heitor de Paula
78.                       Zélia Tocafundo Pinto

Nomes de personalidades também costumam batizar diversas pessoas pelo Brasil afora. Exemplos:

1.     Adolpho Hitler de Oliveira
2.     Anjo Gabriel Rodrigues Santos
3.     Charles Chaplin Ribeiro
4.     Elvis Presley da Silva
5.     Hericlapiton da Silva
6.     Ludwig van Beethoven Silva
7.     Maicon Jakissson de Oliveira
8.     Marili Monrói
Temos caso também de irmãos:
1.     Os irmãos Epílogo, Verso, Estrofe, Poesia e Pessoína Campos.
2.     As irmãs Xerox, Autenticada e Fotocópia.
3.     Os irmãos Cedilha, Vírgula, Cifra e Ponto.
4.     As irmãs Defuntina e Finadina.
5.     As irmãs Dialinda e Noitelinda.
6.     Os irmãos Creio Em Deus Pai Kramer e Espírito Santo Riograndense Kramer.
7.     Sem falar numa família inteira, no Sul do Brasil, cujo sobrenome é Cachorroski.

Combinações estranhas são comuns. Exemplos: Kêmula Katrine, Liney Lindsay, Reimar Rainier…

 
ANEXO I- RECORTES COM PERGUNTAS PARA TRABALHAR A LEITURA DE IMAGENS ( 14/02/11)

1-QUANTOS FORAM OS NOMES DIFERENTES QUE O JÔ FALOU?


2- DA ONDE OS NOMES FORAM COLETADOS OS NOMES?


3-NO INÍCIO DO VÍDEO O JÔ FALA DAS EMISSORAS QUE ESTÃO EXIBINDO O SEU PROGRAMA.VOCÊ LEMBRA QUAIS?


4- TEM DOIS NOMES QUE SE DESTACARAM POR SUAS PARTICULARIDADES E QUE O JÔ CHAMA A ATENÇÃO DO PÚBLICO EM FORMA DE BRINCADEIRAS.UMA FOI COM RELAÇÃO AO PAI COLOCAR O MESMO NOME NO FILHO (O SOBRENOME É FILHO) E O OUTRO ELE CHAMA A ATENÇÃO POR CONTA DE SER UMA PALAVRA QUE É CONSIDERADA UM TERMO INADEQUADO PARA SER USADO NA SOCIEDADE (PALAVRÃO), PORÉM É ESCRITO COM A REPETIÇÃO DA LETRA “S” DIFERENCIANDO-SE DO TERMO “CHULO” VOCÊ LEMBRA QUE NOMES FORAM ESTES?



5-VOCÊ LEMBRA DO PRIMEIRO NOME QUE O JÔ FALOU LOGO NO ÍNICIO DA SUA APRESENTAÇÃO E QUE É FORMADO POR NÚMEROS ORDINAIS?



6- VOCÊ GOSTOU DO VÍDEO? O QUE MAIS  LHE CHAMOU A ATENÇÃO?



7- QUAIS SÃO OS PERSONAGENS QUE APARECEM NO VÍDEO?


1.1          QUANTOS PERSONAGENS APARECEM NO VÍDEO? VOCÊ LEMBRA DOS NOMES?



1.2          QUEM APRESENTA A REPORTAGEM ?


1.3          ONDE SE PASSA A REPORTAGEM ? (LOCAL)
1.4           QUANTOS NOMES FORMAM O NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL ?




1.5          PORQUE O PAI DO PERSONAGEM PRINCIPAL O BATIZOU COM O REFERIDO NOME?



1.6          O PAI TAMBÉM TEM IRMÃS COM NOMES DIFERENTES , VOCÊ LEMBRA?



1.7          TAMBÉM APARECE UM NOME QUE FOI DADO EM HOMENAGEM A UM ARTISTA FALECIDO MUITO CONHECIDO POR NÓS. QUAL?




1.8          NO VÍDEO É APRESENTADO UM DOCUMENTO. QUAL?


1.9          VOCÊ LEMBRA DA JUSTIFICATIVA QUE O PERSONAGEM DEU POR SEU PAI TER LHE DADO O NOME DE “XEROX”?


1.10  COMO VOCÊ SE SENTIRIA SE O SEU NOME FOSSE “ CARIMBO” ? O QUE FARIA ?



Planejamento de aula-  Tecendo o Saber”
Escola :  Municipal  Monsenhor Rocha
Profª:  Sônia Maximo
Data: 15/02/2011
Turma:  8502
Tema : IDENTIDADE
Eixo Temático: “ Quem eu sou ? “
2º  Dia de Aula
1º momento:  
·         Acolhida-  Paródia da cantiga de roda “ A Canoa Virou “
Os alunos se posicionarão em círculo  de mãos dadas e ouvirão a professora  o ritmo da música adaptada  à nova letra mas acrescentando o seu nome no primeiro momento.
Num segundo momento o aluno deverá repetir a música mas ao invés de falar o seu nome, deverá falar o nome do seu colega da direita e este repetirá o mesmo procedimento  e assim sucessivamente até chegar no colega que iniciou a brincadeira que poderá ser ou não a professora.

2º momento:
·         Problematização/Motivação “ Quebra-cabeça dos nomes “

Cada aluno recebe um envelope contendo dois quebra-cabeças, ambos contendo o seu nome escrito, um por letras e outro por sons ( sílabas). As partes são misturadas e os alunos tentam montar seus nomes colando-os numa folha de ofício que também receberão.
No final todos os trabalhos deverão ser fixados pelos alunos no mural  Quebra-cabeças dos nomes.
3º momento:
·         Exibição dos  vídeos   extraídos  do youtube “ Estudo Errado” de Gabriel Pensador.

4º momento:

·          Leitura da Imagem:  Reflexão sobre a importância de estar na escola e aprender  aprendendo.
A professora levará os alunos à uma reflexão sobre a importância da escola e dos estudos para o futuro de cada um; instigará os alunos com perguntas motivadoras e que os leve a refletir sobre o que eles pensam sobre o que estão fazendo na sala de aula e o que esperam; quais são as suas expectativas em relação ao projeto e se têm alguma idéia do que é estar na turma do Projeto Tecendo o Saber?
Paralelamente fará perguntas sobre o vídeo que acabaram de ver:
1.       Do que trata o vídeo?
2.       Quem canta? Você conhece esse cantor?
3.       Que ritmo de música é esta?
4.       Gosta desse tipo de música?
5.       O início do vídeo é a apresentação da professora fazendo a chamada. Você lembra dos nomes? Quantos alunos eram na turma?
6.       Qual o nome do personagem principal?
7.       Quais as informações que você teve a respeito desse personagem? Fale sobre ele.
8.       O vídeo conta a história de um adolescente que critica a metodologia de uma escola tradicional. Explique o porquê.
9.       Você gostou do vídeo?Fale sobre isso.
10.   Qual o título do vídeo? Explique o nome escolhido desse vídeo do Gabriel Pensador.

 5º momento:
·         Atividade Complementar:  Os alunos receberão um texto  de” Apresentação do Tecendo Saber”, que será uma síntese do Caderno de Metodologia , das páginas 5,6 e 7.
A professora lerá o texto e a turma acompanhará com uma leitura silenciosa e após a leitura será feita uma exposição dos itens mais importantes  que foram previamente selecionados para serem esclarecidos  no momento.
As frases serão escritas em faixas e serão anexadas ao quadro e respectivamente vão sendo explicadas.Os tópicos a serem trabalhados neste momento são:

a.       Proposta  pedagógica do Telecurso- Atender  às necessidades  dos alunos que se encontram em distorção idade-série. É importante ressaltar que eles são alunos especiais e que por isso estão ali para terem a oportunidade de acelerarem seus estudos  com uma metodologia  diferenciada  em que a sala de aula se transforma num espaço onde a complexa realidade do aluno, seus saberes e seus fazeres são tomados como ponto de partida para reflexão, releitura e construção do saber com um objetivo principal a construção de uma educação cidadã tendo o professor como mediador  utilizando diversos meios.
b.      Metodologia do curso- A proposta é caracterizada não só por uma metodologia diferenciada, mas também pelo uso interativo de diversos meios :
·         Livros do Telecurso
·         Vídeos das teleaulas
·         Rotina
·         Arrumação da sala
·         Atividades Integradoras
·         Atividades complementares
·         Socialização
·         Avaliação

6º momento:
·         Socialização das aprendizagens:
Os alunos receberão três folhas as quais dobrarão ao meio e usarão de criatividade para fazer uma capa personalizada com seu nome e transformando num bloco de anotações.
Na primeira página escreverão a pergunta : Quem eu sou?
Na segunda página escreverão a pergunta:  Porque estou na escola?
Na terceira página escreverão a pergunta: O que espero do Projeto Tecendo o Saber?
7º momento:
Avaliação das aprendizagens: 
Os alunos escolherão a carinha Smille  e colarão no mural que estará com a pergunta:  Hoje eu me senti...
As carinhas estarão espalhadas numa mesa.
IMPORTANTE: O VÍDEO TAMBÉM SERÁ ENVIADO POR E-MAIL
OBS: O 5º momento ( Atividade Complementar), não  aconteceu porque neste horário tivemos reunião com os responsáveis que  já estava programado pela escola.
Por esse motivo, o planejamento foi modificado, transferindo esse conteúdo para o próximo dia de aula.

ANEXO II- TEXTO PARA ATIVIDADE COMPLEMENTAR
15/02/11
APRESENTAÇÃO DO PROJETO “TECENDO O SABER”

·        Nome do Projeto: Tecendo o Saber
·        Para quem é oferecido o projeto? Para os alunos da Rede Pública de Ensino com idade a partir de 12 anos que estão em distorção idade-série.
·        Quais os objetivos do projeto ? Para acelerar seus estudos com a proposta de construção de uma educação cidadã .
·        Instituição conveniada com a Secretaria de Educação da Rede Municipal , responsável pelo projeto e conseqüente pela capacitação dos professores que estarão trabalhando com essas turmas: FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO
·        Material usado pelos professore e alunos: Os alunos receberão 1 livro -texto  e 1 caderno de atividades.
a.     Livro-texto:  Apresenta textos que serão trabalhados os conteúdos de cada disciplina, relacionando os conceitos científicos com as informações do cotidiano buscando a contextualização com a realidade local (ambiente físico e social em que o aluno vive) e a pluralidade cultural ( cultura da região em que o aluno vive), numa dimensão cidadã (formar cidadãos conscientes e reflexivos);
b.     Caderno de Atividades:  Propõe exercícios e atividades de experimentação que provocam a curiosidade e a criatividade do aluno;
c.      Livros do Professor: Trazem informações sobre as concepções do Telecurso e orientações pedagógicas para direcionar o trabalho do professor;
d.     Teleaulas: Metodologia de aula com materiais específicos como aparelhos de DVD, CD e Televisão, coleções de DVDs com apresentações das teleaulas dos componentes curriculares e conjunto de materiais de apoio para as atividades diárias;
e.     Organização de grupos: O trabalho em sala de aula é feito priorizando em organizações de grupo, isso não significa que também acontecerá atividades individuais;
f.       Organização do espaço físico: As aulas acontecem numa organização das mesas e cadeiras em círculo propiciando assim maior integração e socialização do grupo (a turma);
g.     Matriz Curricular:  Trata-se de uma proposta pedagógica modular, de base dialógica, cuja identidade de cada módulo é garantida pelos eixos temáticos, isto é, os conteúdos estão divididos em módulos( aulas), que seguirão uma sequência e estarão relacionados às áreas de conhecimento ( Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História Geral e do Brasil e Geografia), numa perspectiva de interdisciplinaridade e de contextualização ( as disciplinas estão interligadas);
h.     Eixos Temáticos: São tópicos (temas), que provocam reflexão e se articulam para colaborar na construção de um sujeito reflexivo, que tem consciência de quem é, tem consciência da onde está (onde vive e o que está a sua volta) e tem consciência da sua capacidade de transformar e interferir positivamente na sociedade;
i.       Rotina em sala de aula: A turma do Projeto Tecendo o Saber tem uma pecularidade (característica específica), que a rotina em sala de aula. Todos os dias respeitamos uma agenda de atividades que nos possibilita vivenciar momentos diferenciados e prazerosos que possibilita uma aprendizagem  fundamentada na experimentação, criatividade , socialização, conscientização e reflexão. Dessa forma a aula ficará mais agradável e produtiva;
j.       Avaliação: O corre durante todo o processo de aprendizagem ( isto é, todo o ano letivo), é realizada por meio de diversas atividades e de observação. É um acompanhamento sistemático e contínuo do processo educativo.
Essa avaliação contínua possibilita observar e reconhecer as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, bem como os conhecimentos construídos através das produções, atitudes para com o grupo e para consigo mesmos.
Ao final de cada bloco de aulas e ao fim de cada módulo, realizam -se as avaliações de desempenho (são atividades específicas desenvolvidas pelo professor considerando todos os conteúdos trabalhados até o momento);
h- Memorial: O que é um memorial? Nada mais é do que o
mesmo que um diário pessoal, só que nele serão registrados
apenas os seus momentos em sala de aula. O aluno anota o
que vai acontecendo no dia a dia da sala, como por exemplo,
suas idéias, aconteciemntos, descobertas, invenções, falas,
elogios, dúvidas, dificuldades e realizações. Dessa  forma
cada aluno poderá acompanhar o seu crescimento como
aprendiz, como pessoa, como profissional. Ele vai perceben-
do aquilo em que vai indo bem e aquilo em que precisa
melhorar e assim vai direcionado o seu processo de aprendi-
zagem;
i-                   Memorial do Professor: Igual ao do aluno só que é o professor que registra o seu dia a dia;
j-         Memorial da telessala: Igual aos outros dois memoriais
só que os registros  são feitos relacionados aos aconte-
cimentos do dia a dia do grupo ( a turma).
Este Memorial  pode ser escrito pelo professor ou por
qualquer aluno da turma;
Agora que você já conhece o “Tecendo o Saber” e já faz parte deste projeto, só podemos lhe dizer:
seja benvindo!”

E

“ mãos  à obra!”


 
DIA 15/02/11
ANEXO I-
 ACOLHIDA
·         Paródia da cantiga de roda “ A Canoa virou”.
“ Eu estou na escola
No Tecendo Saber
Encontrei  a/o _________?
E vamos aprender”.

·         Quebra-cabeças dos nomes dos alunos da turma.
Por serem turmas específicas para cada professor, cada deverá confeccionar o seu quebra-cabeças, lembrando que são dois por aluno, um de letras e outro de sílabas; caberá ao professor decidir se fará somente o primeiro nome (fácil) ou o nome completo (difícil).

·         Exibição do vídeo
O anexo será enviado por e-mail.

·         Atividade Complementar: Texto resumido falando sobre o Projeto Tecendo o Saber.

ANEXO II
APRESENTAÇÃO DO PROJETO “TECENDO O SABER”

·         Nome do Projeto: Tecendo o Saber
·         Para quem é oferecido o projeto? Para os alunos da Rede Pública de Ensino com idade a partir de 12 anos que estão em distorção idade-série.
·         Quais os objetivos do projeto ? Para acelerar seus estudos com a proposta de construção de uma educação cidadã .
·         Instituição conveniada com a Secretaria de Educação da Rede Municipal , responsável pelo projeto e conseqüente pela capacitação dos professores que estarão trabalhando com essas turmas: FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO
·         Material usado pelos professore e alunos: Os alunos receberão 1 livro -texto  e 1 caderno de atividades.
a.    Livro-texto:  Apresenta textos que serão trabalhados os conteúdos de cada disciplina, relacionando os conceitos científicos com as informações do cotidiano buscando a contextualização com a realidade local (ambiente físico e social em que o aluno vive) e a pluralidade cultural ( cultura da região em que o aluno vive), numa dimensão cidadã (formar cidadãos conscientes e reflexivos);
b.    Caderno de Atividades:  Propõe exercícios e atividades de experimentação que provocam a curiosidade e a criatividade do aluno;
c.    Livros do Professor: Trazem informações sobre as concepções do Telecurso e orientações pedagógicas para direcionar o trabalho do professor;
d.    Teleaulas: Metodologia de aula com materiais específicos como aparelhos de DVD, CD e Televisão, coleções de DVDs com apresentações das teleaulas dos componentes curriculares e conjunto de materiais de apoio para as atividades diárias;
e.    Organização de grupos: O trabalho em sala de aula é feito priorizando em organizações de grupo, isso não significa que também acontecerá atividades individuais;
f.     Organização do espaço físico: As aulas acontecem numa organização das mesas e cadeiras em círculo propiciando assim maior integração e socialização do grupo (a turma);
g.    Matriz Curricular:  Trata-se de uma proposta pedagógica modular, de base dialógica, cuja identidade de cada módulo é garantida pelos eixos temáticos, isto é, os conteúdos estão divididos em módulos( aulas), que seguirão uma sequência e estarão relacionados às áreas de conhecimento ( Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História Geral e do Brasil e Geografia), numa perspectiva de interdisciplinaridade e de contextualização ( as disciplinas estão interligadas);
h.    Eixos Temáticos: São tópicos (temas), que provocam reflexão e se articulam para colaborar na construção de um sujeito reflexivo, que tem consciência de quem é, tem consciência da onde está (onde vive e o que está a sua volta) e tem consciência da sua capacidade de transformar e interferir positivamente na sociedade;
i.      Rotina em sala de aula: A turma do Projeto Tecendo o Saber tem uma pecularidade (característica específica), que a rotina em sala de aula. Todos os dias respeitamos uma agenda de atividades que nos possibilita vivenciar momentos diferenciados e prazerosos que possibilita uma aprendizagem  fundamentada na experimentação, criatividade , socialização, conscientização e reflexão. Dessa forma a aula ficará mais agradável e produtiva;
j.     Avaliação: O corre durante todo o processo de aprendizagem ( isto é, todo o ano letivo), é realizada por meio de diversas atividades e de observação. É um acompanhamento sistemático e contínuo do processo educativo.
Essa avaliação contínua possibilita observar e reconhecer as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, bem como os conhecimentos construídos através das produções, atitudes para com o grupo e para consigo mesmos.
Ao final de cada bloco de aulas e ao fim de cada módulo, realizam -se as avaliações de desempenho (são atividades específicas desenvolvidas pelo professor considerando todos os conteúdos trabalhados até o momento);
h- Memorial: O que é um memorial? Nada mais é do que o
mesmo que um diário pessoal, só que nele serão registrados
apenas os seus momentos em sala de aula. O aluno anota o
que vai acontecendo no dia a dia da sala, como por exemplo,
suas idéias, aconteciemntos, descobertas, invenções, falas,
elogios, dúvidas, dificuldades e realizações. Dessa  forma
cada aluno poderá acompanhar o seu crescimento como
aprendiz, como pessoa, como profissional. Ele vai perceben-
do aquilo em que vai indo bem e aquilo em que precisa
melhorar e assim vai direcionado o seu processo de aprendi-
zagem;
i-             Memorial do Professor: Igual ao do aluno só que é o professor que registra o seu dia a dia;
j-         Memorial da telessala: Igual aos outros dois memoriais
só que os registros  são feitos relacionados aos aconte-
cimentos do dia a dia do grupo ( a turma).
Este Memorial  pode ser escrito pelo professor ou por
qualquer aluno da turma;
Agora que você já conhece o “Tecendo o Saber” e já faz parte deste projeto, só podemos lhe dizer:
seja benvindo!”

E

“ mãos  à obra!”



ANEXO III
AVALIAÇÃO
AS CARINHAS
·         SMILLE


Planejamento de aula-  Tecendo o Saber”
Escola :  Municipal  Monsenhor Rocha
Profª:  Sônia Maximo
Data: 17/02/2011
Turma:  8502
Tema : Avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa
Eixos Temáticos: “ O ser humano e sua expressão, o ser humano interagindo com o espaço e o ser humano em ação.”
3º  Dia de Aula
1º momento:  
·         Acolhida-  “ Dança do índio “
Os alunos em círculo seguirão as orientações da professora.
No primeiro momento deverão pronunciar seus nomes.
No segundo momento falarão apenas as vogais dos nomes, um de cada vez.
No terceiro momento todos falarão ao mesmo tempo as vogais dos seus nomes iniciando assim uma música e dança sempre em círculo.Os alunos poderão ser caracterizados.

2º momento:

·         Avaliação Diagnóstica
IMPORTANTE:
 Tempo indeterminado
Os enunciados serão lidos pelo professor podendo usar uma linguagem mais acessível à compreensão dos alunos desde que não modifique a interpretação dos mesmos e não interfira nas respostas das questões.



Planejamento de aula-  Tecendo o Saber”
Escola :  Municipal  Monsenhor Rocha
Profª:  Sônia Maximo
Data: 18/02/2011
Turma:  8502
Tema : Avaliação diagnóstica de Matemática
Eixos Temáticos: “ O ser humano e sua expressão, o ser humano interagindo com o espaço e o ser humano em ação.”
4º  Dia de Aula
1º momento:  
·         Acolhida-  Vídeo  “ O Caderno” de Toquinho
Os alunos assistirão o vídeo  apenas com o objetivo de relaxamento.

2º momento:

·         Avaliação Diagnóstica
IMPORTANTE:
 Tempo indeterminado
Os enunciados serão lidos pelo professor podendo usar uma linguagem mais acessível à compreensão dos alunos desde que não modifique a interpretação dos mesmos e não interfira nas respostas das questões.
IMPORTANTE: Esse vídeo será mandado por e-mail.

Escola Municipal Monsenhor Rocha
Projeto Tecendo  o Saber
Turma: 8502
Profª  : Sõnia Maximo
Data:  21/02/2011
Tema: IDENTIDADE
Eixo Temático;: “Quem eu sou”
Conteúdos trabalhados:  Significados dos Nomes próprios, verso e rima, cálculos (subtração e adição), ordem alfabética, adjetivos.
1º MOMENTO- ACOLHIDA
Exercício da qualidade

Objetivos: conscientizar o grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas; despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.
Material: lápis e papel
Descrição: o professor  inicia dizendo que na vida as pessoas observam não as qualidades mas sim os defeitos dos outros. Nesse instante cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega.
1. O professor distribuirá um recorte de papel (pode ser em forma de coração)  para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita;
2. O papel deverá ser completamente anônimo, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada;
3. A seguir o professor solicita que todos dobrem o papel para ser recolhida, embaralhada e redistribuída;
4. Feita a redistribuição começando pela direita do  professor, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta no papel, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes.
5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza;
6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita;
7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimento sobre o mesmo.
·         OBS: O professor poderá escrever na lousa alguns  adjetivos (qualidades),  fazer a leitura  de cada palavra  se for preciso dar o significado das palavras que sejam desconhecidas por eles, antes de distribuir os papéis.
Exemplos de adjetivos:
1.  BONITO(A)
2.  SIMPÁTICO(A)
3.  ALEGRE
4.  DIVERTIDO(A)
5.  BRINCALHÃO(ONA)
6.  FALADOR(DEIRA)
7.  QUIETO(A)
8.  TÍMIDO(A)
9.  TRISTE
10.          FELIZ
11.          SONHADOR(A)
12.          ESTUDIOSO(A)
13.          INTELIGENTE
14.          AMIGO(A)
15.          SINCERO(A)
16.          VERDADEIRO(A)
17.          OBEDIENTE
18.          RESPONSÁVEL
19.          CARINHOSO(A)
20.          MEIGO(A)
21.          SOLIDÁRIO(A)
22.          CORAJOSO (A)
23.          DEDICADO (A)
·         O professor pode levar uma caixa de bombons ou chocolate Bis, deixar em cima da mesa e pedir que cada aluno pegue o coração e o ofereça junto com um bombom ao colega que escolher ( é opcional).

2º Momento— Construção de  Acróstico
O professor vai apresentar uma caixinha com tiras de papel com o nome  de todos os colegas da classe. Orientar que cada aluno escolha uma tira e escreva o nome do colega que você tirou numa folha à parte, uma letra embaixo da outra.
Para realizar  a atividade, pense em coisas que lembre seu amigo  e construa o acróstico ( o professor fará uma prévia  para que os alunos entendam  como construir o acróstico).
3º Momento  _ Exibição de um vídeo  “O Caderno  ( Toquinho)
4º Momento_ Leitura de Imagem
A professora conversará  sobre o vídeo levando a turma à reflexão  sobre a importância de ter a oportunidade de estudar.
Conversará também sobre de que maneira podemos conviver bem com os colegas , respeitando-os e cuidando do ambiente em sala de aula para que se torne um lugar prazeroso e aconchegante.
Pedirá aos  aluno s que  se reúnam e criem regras para o bom convívio na sala de aula, serão nossos “Combinados”. Após os grupos apresentarem suas sugestões, a professora irá escrevendo na lousa e depois selecionará junto com a turma quais irão para o mural .
As regras deverão estar fixadas no mural num local estratégico para que  seja visível à todos.
5º Momento_    Atividade Complementar
·         Leitura compartilhada do texto “Todos os Nomes “

Sincera e verdadeira
 é o significado do nome ALICE.
A que faz o outro feliz,
que  bonito o nome da BEATRIZ.
O CARLOS é fazendeiro
e a DEISE representa o Sol.
EDUARDO quer dizer guardião de riquezas
e FELIPE, aquele que gosta de cavalos.
GILDA significa valorosa,
HENRIQUE, senhor da pátria
E Irene quer dizer paz.
JAIME é aquele que vence.
KARINA tem graça e delicadeza.
A LARISSA é cheia de alegria.
MARIA, a senhora soberana
e NÁDIA, um espírito de luz.
O OSVALDO tem o poder dos deuses.
O PEDRO, é pedra.
QUIRINO : iluminado
REBECA é aquela que une.
SAMARA é a protegida de Deus.
TAINÁ é estrela indígena.
UBALDO é corajoso
e VÍTOR vencedor.
WANDA é caminhante
e XAVIER dono da casa nova.
YOLANDA é flor de violeta
e ZÉLIA visitada por Deus.
·         Após a leitura compartilhada, pede-se aos alunos que leiam em voz alta somente os nomes próprios.
·         Pergunta-se qual a ordem em que os nomes estão?
·         Pede-se para circular no texto com lápis vermelho somente as palavras que são  adjetivos ( que indicam qualidades).
·         Produção de texto ( Os alunos irão reproduzir o texto incluído os nomes dos colegas substituindo  alguns nomes do texto, de acordo com as qualidades que achem encontrar nos respectivos colegas.
·         Após a produção, será distribuída uma folha de exercício para que coloquem os nomes do novo texto (o que produziram) em ordem alfabética, e se possível desenhando ou colando figuras, nos respectivos quadros.

6º Momento-_ Socialização das atividades
·         Finalizando a professora fará a listagem dos alunos da turma no  quadro e os alunos copiarão numa folha que também será distribuída e ao lado será colocado a idade do aluno.
·         Como atividade para fazer em casa, a professora solicitará que façam a pesquisa do seu primeiro nome ( descobrir o significado) e  façam a folhinha de exercício que será distribuída para que resolvam  alguns problemas.

OBS: Ver anexos








ANEXO 1
A            B              C
D            E              F
G            H             I
J             K             L
M            N            O
P            Q             R
S              T              U
V             W              X
Y              Z             

ANEXO 3
·        Escreva o primeiro nome dos alunos da sua turma.

                 LISTA DE CHAMADA DA TURMA ___________
1-_______________________11- __________________________
2- _______________________12- __________________________
3-________________________13- __________________________
4- _______________________14- __________________________
5- _______________________15-___________________________-
6- _______________________16- __________________________
7- _______________________17- __________________________
8- _______________________18- __________________________
9- _______________________19- ___________________________
10- ______________________20- __________________________







ANEXO  4              “Todos os Nomes “

Sincera e verdadeira
 é o significado do nome ALICE.
A que faz o outro feliz,
que  bonito o nome da BEATRIZ.
O CARLOS é fazendeiro
e a DEISE representa o Sol.
EDUARDO quer dizer guardião de riquezas
e FELIPE, aquele que gosta de cavalos.
GILDA significa valorosa,
HENRIQUE, senhor da pátria
E Irene quer dizer paz.
JAIME é aquele que vence.
KARINA tem graça e delicadeza.
A LARISSA é cheia de alegria.
MARIA, a senhora soberana
e NÁDIA, um espírito de luz.
O OSVALDO tem o poder dos deuses.
O PEDRO, é pedra.
QUIRINO : iluminado
REBECA é aquela que une.
SAMARA é a protegida de Deus.
TAINÁ é estrela indígena.
UBALDO é corajoso
e VÍTOR vencedor.
WANDA é caminhante
e XAVIER dono da casa nova.
YOLANDA é flor de violeta
e ZÉLIA visitada por Deus.
ANEXO 5
Para  fazer em casa ( copie no seu caderno e resolva)
1)  Tamires  nasceu em 1997. Quantos anos Tamires tem hoje?

2) Brenda tem hoje  12 anos. Em que ano Brenda nasceu?

3)  Márcio  tem 13 anos, Monique tem  12 anos e Lucas tem  14 anos. Qual o total das idades dos três alunos?

4) Renata nasceu  no mês de abril  de 1999 e Raquel nasceu no mês de junho de 1999. Qual das duas meninas é mais velha?

5)  Nossa turma tem  13 meninas, e num total de 20 alunos. Quantos são os meninos? 

6) E se a nossa turma tivesse um total de 35 alunos, e só tivéssemos 13 meninas. Quantos seriam os meninos agora?

7) A professora da turma nasceu em 1960, quantos anos ela completará esse ano?

8)  Nossa turma  do 5º ano, foi convidada para participar de um a gincana com outras turmas. Nós fizemos um total de 1789 pontos  nas atividades realizadas. A turma do 4º ano  fez 982 e a turma do 6º ano fez 2.105.
Agora responda:
a) Qual o total de pontos das três turmas?
b)  Qual a diferença de pontos entre a turma que ficou em 1º lugar e a que ficou em 2º?
c)  Calcule quantos pontos faltaram para que a nossa turma, do 5º ano, empatasse com a turma do 6º ano>
      
9)  Faltam poucos dias para o carnaval.
 Uma loja de fantasias  colocou as fantasias em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar fantasias para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 fantasias, e cada uma da promoção está custando R$ 25,00. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as  fantasias, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra. 

10)         Uma escola tem 330 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados:

* 110 gostam de brincar de esconde-esconde;
* 90 preferem brincar de pega-pega;
* O restante gosta de pular corda.


Sendo assim, calcule quantas crianças gostam de brincar de pular corda? 


                                         BOA SORTE !    
 
Escola Municipal Monsenhor Rocha
Projeto Tecendo o Saber
Data: 22/02/2011
Turma : 8502
Profª: Sônia Maximo
Tema : Identidade/ Cidadania
Eixo Temático: “ Quem eu sou ?”
Conteúdos trabalhados; Língua Portuguesa ( leitura e interpretação, significados dos nomes, letra cursiva e letra de impressa);
Matemática : (leitura e escrita de números,

1º Momento – Acolhimento
Significado dos Nomes
A professora pedirá aos alunos que peguem duas fichas que estarão  em dois  sacos, um só com nomes e outro com significados.
Os alunos não poderão dizer aos colegas as fichas que tiraram.
Todos voltarão para os seus lugares e  esperarão a professora iniciar a brincadeira. Ela também participa.
A professora lerá primeiro a ficha do nome que escolheu e perguntará: quem sabe o significado desse nome?
Quem estiver com a ficha com o significado do nome em questão, levantará e lerá para todos. Em seguida lerá a sua ficha de nome dando  sequência a brincadeira.
As fichas lidas serão devolvidas aos seus respectivos donos.
A brincadeira prossegue, repetindo-se o mesmo procedimento, seguindo a sequência pelos alunos que leram os significados.
A brincadeira termina quando todos já receberam suas fichas, a de nome e a do significado.
2º Momento- Atividade
Os alunos receberão o texto “ O Nome da gente “ ( Pedro Bandeira)
e cada um fará a sua leitura individualmente.
Após a leitura a professora pedirá que passem para o caderno usando a letra cursiva ( o texto será impresso em letra de impressa).
3º Momento-: Leitura de Imagem
A professora fará algumas perguntas ( oralmente)  sobre os nomes dos alunos:
·         Quem escolheu seu nome? Por quê?
·         Você gosta do seu nome?
·         Sabe o que significa? ( Os alunos já saberão o significado dos seus nomes pois foi trabalhado esse conteúdo numa aula anterior).
·         Se pudesse mudaria seu nome?
·         Qual o nome que você mais gosta?
·         Você sabia que precisamos ser registrados para podermos existir oficialmente como pessoa na sociedade? ( a professora aproveitará e explicará a importância da certidão de nascimento e de outros documentos).
·         Você sabia que para nos candidatarmos a uma vaga de emprego temos que ter todos os documentos e preencher uma ficha?
 4º Momento- Atividade Complementar
Os alunos receberão uma ficha com dados pessoais para preencher com o auxílio do professor ( o anexo consta de duas partes, será trabalhado apenas a 1ª parte da ficha).
A professora dirá que o preechimento da ficha faz parte de uma das etapas para conseguir o seu primeiro emprego na respectiva empresa (simulação).
Obs: Os alunos serão orientados pela professora para o preenchimento da ficha e criarão números para o preenchimento das lacunas de documentos que não possuem, ex: CPF, RG...
Não esquecer que a ficha deverá ser preenchida com letra de impressa e explicar o porquê.
5º Momento- Socialização das Atividades
A professora solicitará aos alunos que leiam para a turma a sua ficha. ( será voluntário)
6º Momento – Avaliação da aprendizagem
Cada aluno receberá um modelo da carteira de identidade  que deverão preencher com seus dados e assinar. Depois irão  no mural que estará com o título “Hoje aprendi...”. e  colarão  suas identidades no mural (.frente e verso)


ANEXO I
Fichas com os nomes e seus significados ( apenas anexei dois nomes  dos meus alunos como exemplo).
ANEXO II

ANEXO III
Ficha de cadastro com dados pessoais.
ANEXO IV ( CARTEIRA DE IDENTIDADE)

Escola Municipal Monsenhor Rocha
Data: 24/02/2011
Projeto  Tecendo o Saber
Turma : 8502
Profª: Sônia Maximo
Tema : Identidade/ Cidadania
Eixo Temático : “ Quem sou eu ?”
Conteúdos trabalhados:
·         Língua Portuguesa ( leitura visual, adjetivos, significados de palavras, memória;
·         Matemática- ( quantidade, números ( ordinal e cardinal);
·         Artes ( pintura e desenho, coordenação motora fina);


1º Momento : Acolhida
MEMORIZAR NOMES (APRESENTAÇÃO)

OBJETIVOS: Memorizar os nomes dos colegas. Integrar melhor o grupo favorecendo o conhecimento mútuo.

PROCEDIMENTOS: É bom que todos estejam em círculo.
Cada um dirá seu próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial seu nome. Por exemplo: Ricardo risonho.
O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e apresenta-se acrescentando um adjetivo ao próprio nome. E assim sucessivamente. Por exemplo: Ricardo risonho, Ana alegre, Mário moreno ....
Ao final partilha-se a experiência: como cada um se sentiu ao dizer o próprio nome, o adjetivos, etc..
2º Momento : Motivaçâo
Os alunos farão 4 grupos  ( de 4 ou 5)e farão uma lista dos adjetivos que foram ditos na brincadeira, tentando lembrar quem disse e também anotando seus nomes.
Após a listagem pronta farão um dominó com pedaços de cartolina  no formato de retângulos, que será distribuído pela professora.
A professora distribuirá um pedaço de folha que constará a atribuição de cada grupo. São elas:
·         Cada retângulo constará com o nome do colega e uma caricatura e o outro com a palavra que o identificou (adjetivo);
·         Cada retângulo  virá com uma caricatura e a inicial do aluno e o outro  com o adjetivo;
·         Cada retângulo virá com  o adjetivo e o outro com o nome do aluno;
·         Cada retângulo constará com  a caricatura e o adjetivo e o outro com o nome do aluno;
Pedir que os alunos caprichem  pois o jogo será guardado em sala de aula para ser manuseado em outros momentos.
Lembrar que a letra deverá estar bem legível para que facilite  o reconhecimento das peças.
Concluído a confecção do jogo, a professora poderá disponibilizar um tempo para que os alunos joguem um pouco.
3º Momento: Atividade
Exibição do vídeo extraído do YouTube ( Aquarela- Toquinho)
4º Momento- Leitura da Imagem
Após a exibição do vídeo, a professora fará algumas perguntas aos alunos e os ajudará nas respostas (oralmente):
·         Qual o título da música ?
·         Vocês sabem o que é uma aquarela ? ( Explicar  o que é)
·         Vocês sabiam que a aquarela vem com as cores do arco íris? Quais são as cores?
·         Vocês sabem quem é o compositor da música?  ( fazer um resumo da biografia ( explicar o que é biografia)  de Toquinho, priorizando apenas os pontos mais importantes  que o caracterizem  e que seja de fácil compreensão para os alunos).
·         Vocês lembram dos desenhos (imagens) que foram construídos  acompanhando a letra da música?
·         Vocês saberiam dizer qual a mensagem que a música passa para nós?

5º Momento- Atividade Complementar
Distribuir uma folha de ofício em branco  e pedir que os alunos  representem a música com desenhos (oferecer todo o material possível).

6º Momento- Socialização das atividades

·         Apresentação dos seus desenhos e falar sobre eles.
·         Fixar os desenhos no mural que terá o título “ Essa é minha Aquarela!)
Obs: O professor poderá trazer para sala de aula, uma aquarela para apresentar aos alunos e se quiser, pedir que eles tragam uma aquarela para a aula de hoje ( o pedido deverá ser feito na aula anterior).
·         Os alunos receberão a letra da música  escrita com letra de impressa e terão que copiá-la em seus cadernos passando para a letra cursiva.
7 º Momento- Avaliação das aprendizagens
Pintar o arco  íris  ( será distribuída uma folha com o desenho) e  será pedido ao aluno que escreva  uma frase dizendo o que está sentindo no dia de hoje ( o sentimento com relação  as horas que passamos juntos em sala de aula).



ANEXO I (LETRA DA MÚSICA AQUARELA)
ANEXO II ( BIOGRAFIA DE TOQUINHO- Fazer um resumo apenas com os pontos mais importartes e de fácil compreensão para o aluno).
ANEXO III- ( DESENHO DO ARCO ÍRIS)









                          fim

 
Escola Municipal Monsenhor Rocha
Projeto Tecendo o Saber
Data: 25/02/2011
Turma: 8502
Profª: Sônia Maximo
Tema: Identidade/Cidadania
Eixo Temático: “ Quem eu sou? “
Conteúdos trabalhados: L íngua Portuguesa (produção de texto, leitura oral, memória, leitura de imagens, palavras cruzadas, significados de palavras, música);
Matemática: ( medidas de massa, cálculos);
Artes e  Música( desenho, pintura, recorte, colagem, dança, música);
História: ( pesquisa sobre carnaval; folclore, conhecendo  um pouco da cidade do Rio de Janeiro);

1º Momento: Acolhida ( dinâmica da embolação)
Ao som de uma marchinha de carnaval, a professora  dará início a brincadeira.
Faça um circulo com todas os alunos, peça para guardarem quem ficou do lado direito e quem ficou do lado esquerdo. Peça para soltarem as mãos e andarem, dançarem... quando se misturarem peça para encontrar a pessoa da direita e esquerda e dar as mãos novamente.
Agora, sem soltar as mãos, os alunos devem voltar em formação de circulo.
Uma ginastica e tanto.

2º Momento- Motivação
Os alunos retornarão aos seus lugares e a professora distribuirá  uma folhinha com letras de algumas marchinhas que serão lidas pelos alunos.
Antes a professora conversa um pouco com os alunos perguntando a eles o que  acham do carnaval, se gostam e se sabem o que significa carnaval.
3º Momento- Atividade – Exibição dos vídeos com as marchinhas que os alunos leram as letras das músicas.
4º Momento- Leitura de Imagem
Ao mesmo tempo os alunos  cantarão acompanhando a leitura da letra da música.
Obs: As marchinhas são curtinhas por isso não haverá preocupação com o tempo, pois dará para ouvir todas.
5º Momento- Atividade Complementar
·         O aluno receberá uma folha com atividade com o barbante.
·         O aluno receberá outra folha com atividade com palavras cruzadas.
·         O aluno receberá mais uma folha com imagens  e ele deverá criar e escrever uma história (produção de texto).
·         Poderá ser trabalhado também (dependendo do tempo), uma receita para o carnaval.
6 º Momento- Avaliação das aprendizagens
O aluno confeccionará sua máscara de carnaval  ( ele escolherá o modelo) e se gostou da aula de hoje deverá colocar sua máscara no rosto ou na cabeça, caso contrário  a guardará na mochila.

 
                                           Fim

ANEXO I

ANTIGAMENTE AS PESSOAS BRINCAVAM O CARNAVAL FORMANDO BLOCOS DE AMIGOS QUE SAÍAM CANTANDO, TOCANDO E DANÇANDO PELAS RUAS DA CIDADE.
AS MÚSICAS QUE CANTAVAM ERAM CHAMADAS DE MARCHINHAS.
A MARCHINHA FOI UM GÊNERO DE MÚSICA POPULAR QUE FEZ MUITO SUCESSO NOS CARNAVAIS ENTRE OS ANOS 30 E 60.
TINHAM LETRAS FÁCEIS, LEVES, ALEGRES E DIVERTIDAS QUE AGRADAVAM DEMAIS AOS FOLIÕES.
DOS ANOS 60 EM Dl ANTE, COMEÇOU A SER SUBSTITUÍDA PELO SAMBA ENREDO, OUTRO GÊNERO DE MÚSICA TOCADO PELAS ESCOLAS DE SAMBA. O MESMO ACONTECEU COM OS BLOCOS DE RUA QUE FORAM TROCADOS PELAS ESCOLAS DE SAMBA, AMBOS MUITO CONHECIDOS POR NÓS.

VOCÊ SABIA?

UMA DAS PRIMEIRAS MARCHINHAS QUE FEZ SUCESSO FOI "ABRE ALAS", ESCRITA EM 1899 POR CHIQUINHA GONZAGA E CONHECIDA POR MUITOS ATÉ OS DIAS DE HOJE.


ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR

Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
Temos outras também:
SASSARICANDO


LUIZ ANTÔNIO E ZÉ MÁRIO - 1951

SASSASSARICANDO
TODO MUNDO LEVA A VIDA NO ARAME
SASSASSARICANDO
A VIÚVA, O BROTINHO E A MADAME
O VELHO NA PORTA DA COLOMBO
É UM ASSOMBRO
SASSASSARICANDO
QUEM NÃO TEM SEU SASSARICO
SASSARICA MESMO
SÓ PORQUE SEM SASSARICAR
ESSA VIDA É UM NÓ


CACHAÇA
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953

Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão

Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não
Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça

CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963

Olha a cabeleira do zezé
Será que ele é
Será que ele é

Será que ele é bossa nova
Será que ele é maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!

MAMÃE EU QUERO
Jararaca-Vicente Paiva, 1936

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebe não chorar

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Olho as pequenas mas daquele jeito
Tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal


O TEU CABELO NÃO NEGA
Lamartine Babo-Irmãos Valença, 1931

O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor

Tens um sabor bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata mulatinha meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor

Quem te inventou meu pancadão
Teve uma consagração
A lua te invejando faz careta
Porque mulata tu não és deste planeta

Quando meu bem vieste à terra
Portugal declarou guerra
A concorrência então foi colossal
Vasco da gama contra o batalhão naval
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959

Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!

Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!
CIDADE MARAVILHOSA
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz














ANEXO II ( trabalhando com o barbante)


ANEXO III ( palavras cruzadas)




ATIVIDADE IV ( produção de texto)


Anexo V ( receita para o carnaval)


ANEXO VI ( diversas letras de marchinhas de
carnaval)
ALLAH-LÁ-Ô
Haroldo Lobo-Nássara, 1940

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah

 CACHAÇA
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953

Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão

Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não
Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça

AURORA
Mário Lago-Roberto Roberti, 1940

Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora

Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ô ô ô Aurora

CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963

Olha a cabeleira do zezé
Será que ele é
Será que ele é

Será que ele é bossa nova
Será que ele é maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!

ABRE ALAS
Chiquinha Gonzaga, 1899

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

A JARDINEIRA
Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938

Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu

 Ô BALANCÊ
Braguinha-Alberto Ribeiro, 1936

Ô balancê balancê
Quero dançar com você
Entra na roda morena pra ver
Ô balancê balancê

Quando por mim você passa
Fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
No balancê balancê

Você foi minha cartilha
Você foi meu ABC
E por isso eu sou a maior maravilha
No balancê balancê

Eu levo a vida pensando
Pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabando
No balancê balancê

LINDA MORENA
Lamartine Babo, 1932

Linda morena, morena
Morena que me faz penar
A lua cheia que tanto brilha
Não brilha tanto quanto o teu olhar

Tu és morena uma ótima pequena
Não há branco que não perca até o juízo
Onde tu passas
Sai às vezes bofetão
Toda gente faz questão
Do teu sorriso

Teu coração é uma espécie de pensão
De pensão familiar à beira-mar
Oh! Moreninha, não alugues tudo não
Deixe ao menos o porão pra eu morar

Por tua causa já se faz revolução
Vai haver transformação na cor da lua
Antigamente a mulata era a rainha
Desta vez, ó moreninha, a taça é tua

 MAMÃE EU QUERO
Jararaca-Vicente Paiva, 1936

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebe não chorar

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Olho as pequenas mas daquele jeito
Tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal


O TEU CABELO NÃO NEGA
Lamartine Babo-Irmãos Valença, 1931

O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor

Tens um sabor bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata mulatinha meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor

Quem te inventou meu pancadão
Teve uma consagração
A lua te invejando faz careta
Porque mulata tu não és deste planeta

Quando meu bem vieste à terra
Portugal declarou guerra
A concorrência então foi colossal
Vasco da gama contra o batalhão naval
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959

Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!

Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!
SACA-ROLHA
Zé da Zilda-Zilda do Zé-Waldir Machado, 1953)

As águas vão rolar
Garrafa cheia eu não quero ver sobrar
Eu passo mão na saca saca saca rolha
E bebo até me afogar
Deixa as águas rolar

Se a polícia por isso me prender
Mas na última hora me soltar
Eu pego o saca saca saca rolha
Ninguém me agarra ninguém me agarra
SASSARICANDO
Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó
CIDADE MARAVILHOSA
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz
A PIPA DO VOVÔ
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz


Um ótimo final de semana para todos!
 
Escola Municipal Monsenhor Rocha
Data: 24/02/2011
Projeto Tecendo o Saber
Turma: 8502
Profª : Sônia Maximo
Tema: Identidade/Cidadania
Eixo Temático: “ Quem eu sou?”
Conteúdos trabalhados: Língua Portuguesa ( produção de texto, pontuação, uso da letra maiúscula, uso do porque, por que, por quê, porquê, interpretação , sentimentos...)
1º MOMENTO: ACOLHIDA
Dinâmica: "sonhos"
Objetivo: Aprender a respeitar o sonhos dos outros
Materiais: balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.
Procedimento: O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho! Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros. Quando fizerem isto o orientador pergunta: _ Por que destruiram os sonhos dos outros? Deixe eles pensarem um pouco e responda para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será destruído!

2º MOMENTO: MOTIVAÇÃO
Exibição do filme Identidade (extraído do YouTube), que  conta a história de um garoto chamado Antônio , com sonhos e expectativas, cuja a trajetória o leva a desentendimentos  familiares, escolares e trabalhistas ...)

3º Momento-  Leitura da Imagem (Reflexão e Interpretando o vídeo)
O professor levantará uma discussão sobre o personagem do filme, fazendo algumas perguntas, que serão feitas oralmente para motivar a turma a expor suas idéias.
Exemplos de perguntas que poderão ser feitas:
·         O que vocês acharam do vídeo? Gostaram ?
·         O vídeo fala sobre o quê?
·         Quem é o personagem principal?  Qual o nome?
·         Fale um pouco sobre ele. Qual era seu sonho?
·         Por que Antõnio foi expulso da escola? Você achou correto?
·         Ele mereceu sair da escola? O que você acha sobre isso?
·         Onde se passa a història? Em que ano?
·         Por que Antônio perdeu seu emprego?
·         A família de Antônio apoiava ele na busca de realizar seu sonho?
·         Você acha importante a família nos apoiar em buscar e realizar nossos sonhos?
·         O que você acha que Antônio fará após sua chamá-lo a atenção por ter perdido o emprego?
·         O que você faria se estivesse no lugar dele?
4º Momento- Atividade Complementar (produção de texto)
Agora você fará uma redação falando sobre os seus sonhos.
Escreva sobre um ou mais sonhos que você tem e como planeja alcançá-los.
Fale  sobre a participação de amigos e da sua família neste projeto.
Se você ainda não tinha parado para pensar nisso, pare, e pense agora e responda: Qual o seu sonho?
5º Momento-  Socialização das aprendizagens
Será oportunizado a oportunidade do aluno apresentar sua redação. Lerá para a turma e poderá falar sobre o que escreveu, acrescentando na sua fala o por quê   da escolha do seu sonho.
O aluno também fará um desenho representando o seu sonho e apresentará seu trabalho à turma.
6º Momento- - Avaliação  das Aprendizagens
Cada aluno receberá  cinco estrelas dentro de um envelope e irá no mural e colocará quantas estrelas  representa sua avaliação, completando a  frase: A aula de hoje foi ...
·         Cinco estrelas = excelente,adorei.
·         Quatro estrelas = ótimo, gostei muito.
·         Três estrelas = bom, gostei.
·         Duas estrelas = regular, gostei um pouco.
·         Uma estrela = poderia ser melhor.

ANEXOS
·       MOLDE DA ESTRELA



·         VÍDEO DO YOUTUBE- IDENTIDADE
·         PERGUNTAS PARA A LEITURA DE IMAGEM (poderão ser expostas na lousa para que os alunos leiam e respondam)

· O que vocês acharam do vídeo? Gostaram ?
· O vídeo fala sobre o quê?
· Quem é o personagem principal?  Qual o nome?
· Fale um pouco sobre ele. Qual era seu sonho?
· Por que Antõnio foi expulso da escola? Você achou correto?
· Ele mereceu sair da escola? O que você acha sobre isso?
· Onde se passa a història? Em que ano?
· Por que Antônio perdeu seu emprego?
· A família de Antônio apoiava ele na busca de realizar seu sonho?
· Você acha importante a família nos apoiar em buscar e realizar nossos sonhos?
· O que você acha que Antônio fará após sua chamá-lo a atenção por ter perdido o emprego?
· O que você faria se estivesse no lugar dele?



















Um comentário:

  1. olá! poderia mandar o arquivo em PDF, por favor

    telefone: (11)972250925
    Email- Raniere.danilo@hotmail.com

    ResponderExcluir